domingo, 8 de agosto de 2010

Osaka ... e uma nova opiniao

Ora boas meus familiares e amigos.

O dia de hoje foi bem positivo em todos os aspectos, e deu para limpar a ma imagem que tinha tido de Osaka (ainda bem que foi so uma ma primeira impressao). Antes de relatar o dia de hoje queria comecar por desabafar ...

Nao esperava que o Blog fosse acompanhado por tanta gente, e e com muita alegria que reparo nisso. A ideia inicial de escrever um diario online que permitisse aos nossos familiares saber como estamos foi do Joel, e como nunca liguei muito a Blogs mantive sempre as minhas duvidas. Hoje olho para o Blog como um tesouro que tenho o gosto de partilhar com toda a gente.

A verdade e que este espaco tem servido como um ponto de encontro de varias pessoas que me sao proximas e nao esperava a visita de algumas delas assim como de desconhecidos - fico muito agradado por reparar nelas. Aproveito para cumprimentar a minha cunhada Susana, a mais recente visitante deste espaco e queria dizer que foi com surpresa e alegria que recebi o teu comentario (cumprimentos para o meu irmao e para o Nuno ja agora).

Aproveito para pedir desculpas novamente a quem nao informei do blog ou ate da data da viagem. Como ja expliquei tinha muita gente a informar, entao preferi informar poucos e esperar que a mensagem fosse espalhada. Por fim, Muito Obrigado pela atencao e pelos comentarios (que sao uma das unicas formas de feedback que tenho dos meus artigos), e peco desculpa senao tiver muito jeito para isto, mas pelo menos a intencao e boa.

Terminada esta pequena introducao e altura de falar do dia de hoje. Hoje estivemos a dormir a manha toda, estavamos todos cansados, e apos o que tinhamos visto ontem a noite havia pouca vontade em sair. Fiquei acordado ate tarde para ver o jogo da SuperTaca entre o meu FC Porto e o Benfica, mas para meu azar nao consegui resistir e adormeci (a ultima vez que me lembro, faltava 1 hora para o jogo comecar), e acordei 1 hora apos o jogo terminar. Liguei o Stream da SIC Noticias e reparei que o Porto tinha vencido e convencido. Deitei-me com um sorriso de orelha a orelha (e tambem com alguma tristeza por ter falhado o jogo) e la continuei a dormir.

Pelo 12:30 acordei com um telefonema do Alex a dizer para me preparar (a mesma tecnica usada nos dias anteriores - tivemos sempre telefone ao nosso dispor e este tem sido usado como despertador, pelo menos no meu caso, lol). Apos algum pequeno atraso provocado pela preguica fui supreendido por alguem a bater-me a porta a falar Japones. Era o tipo do servico de quartos pronto para arrumar o quarto.

Confesso que isto nao me agradou nada, pois preferia nao ter qualquer servico de quartos. Por vezes algum destes individuos pode querer limpar algo mais do que devia, e depois ninguem e responsabilizado. Embora estarmos no Japao onde a seguranca e a educacao das pessoas e supreendente, nunca e demais prevenir e deixei tudo de valor na recepcao (claro que isso nao impediria um roubo, mas senti-me mais seguro na altura - se formos a extremos andamos com a bagagem connosco todo o tempo, e isso nao vale a pena).

Saimos pelas 13 horas e fomos visitar a zona onde se encontrava o Hotel (em vez de ir para areas mais afastadas como fizemos ontem a noite). Bem pessoal, nao sei se foi do descanso, nao sei se aconteceu algo durante a noite, nao sei se era da alegria pelo Porto ter vencido ... a verdade e que a cidade parecia bem melhor, e cedo a opiniao negativa da mesma foi mudando.









Fomos em direccao a uma zona comercial existente aqui perto, e meus amigos, Shibuya ao lado disto e uma amostra. Resumindo rapidamente aquilo que vimos, era uma rua sem carros, coberta, cheia de lojas de ambos os lados, e com um comprimento de 3 Km. Alem de termos o mesmo festival de publicidade, luz e cores que tinhamos vivido em Tokio, tinhamos lojas para todos os gostos e precos ainda melhores (pelo menos na roupa).

A Cristina parecia estar num paraiso, e a partir desse momento percorrer esta rua tornou-se dificil (andar 5 metros e esperar pela Cristina). Embora haver uma elevada percentagem de lojas de roupa, havia tambem lojas dedicadas a venda de outros produtos, e foi isso que nos salvou a mim e ao Alex. Encontramos de tudo, lojas de bolos, loja KitKat, loja da Hello Kitty, Disney, Chanel, Louis Vington, Zara, etc... (aproveito para referir que raras eram as lojas que se ficavam apenas por um andar). Tambem tinhamos bastantes restaurantes e desde logo houve um que chamou a atencao (um letreiro dizia Eat All You Can, e no cardapio viamos pizzas, massas, e outras comidas mais ocidentais com um aspecto magnifico ... o melhor de tudo era o preco de 900 yennes - para o que era, nao era nada mau). Ficamos com este restaurante na retina.





















Apos andar um bom bocado sob um calor imenso (para nao variar), encontramos um espaco mais amplo nos cruzamentos desta rua gigante. Era uma das varias pontes sobre um rio que atravessa Osaka. Aqui podemos reflectir um pouco sobre a distancia percorrida e o tamanho da rua assim como quantidade de lojas ja vistas, e percebemos que ainda havia mais rua e quase o dobro das lojas para ver. De qualquer maneira na ponte nem tudo foram sustos/surpresas e tambem tivemos um bom momento para relaxar e desfrutar da bela vista que tinhamos perante nos. Afinal Osaka tambem tinha beleza (pensava eu enquanto apagava cada vez mais a ma imagem criada no dia anterior). No rio pudemos ver turistas a passear de barco e tivemos tambem a oportunidade de reparar que haviam muitos mais turistas alem de nos - afinal Osaka tambem tem areas turisticas, lol.









Regressados a rua das lojas, eu e o Alex comecamos a entrar no nosso mundo, com grandes lojas dedicadas aquilo que gostamos (tecnologia, brinquedos e merchandising de alguns animes e mangas japoneses). Claro que ainda nao tinhamos encontrado nada digno de um pais como o Japao (isso viria depois), mas ja dava para ter um cheirinho da alegria que viriamos a ter e da seca (vinganca) que a Cristina iria viver.



Continuamos a observar uma imensidao de lojas a medida que andavamos enquanto a Cristina ia entrando em tudo o que era loja de roupa e ia gastando dinheiro, lol. Nao ha muito mais a dizer sobre este local, as fotos e a imaginacao de todos falam por si. O que e certo e que perdemos umas boas 3/4 horas para percorrer toda rua, mas sempre chegamos ao fim da mesma, e pertinho de nos estava a estacao de Namba.











Ao chegar a estacao olhamos em redor e vimos um local bem diferente daquele que tinhamos visto no dia anterior. Nao sabemos porque, mas desta vez ficamos supreendidos com o que vimos, enquanto que ontem nem sequer me consigo lembrar da nossa reaccao. Talvez o cansaco tenha destas coisas. Claro que mesmo antes de chegar a estacao podemos reparar nos sem abrigo que por aqui andavam - um cenario bem triste, mas mesmo assim nao alterou em nada a diferenca de opiniao que estava a ser formada em poucas horas. Ate deu para ver um sem abrigo com o seu fiel companheiro (um gato) a descansar em grande estilo.









Dentro da estacao o luxo era enorme. Se calhar nem devemos falar em estacao, mas sim centro comercial de luxo que por acaso tem uma estacao na cave. La dentro tinhamos mais lojas de marcas europeias (tal como na longa rua de lojas), e alguns cafes (sendo um deles bem original como podem ver na foto seguinte).



Ao sair da estacao viramos para a esquerda intencionalmente. Toda esta caminhada tambem tinha a sua percentagem de intencao. O Alex estava informado que havia por aqui uma zona dedicada a venda de merchandising de anime e manga, e como a procura em Akihabara tinha sido uma desilusao, estavamos ansiosos por ver algo deste comercio inexistente (quase va) em Portugal e no resto do mundo - podemos dizer que e algo exclusivo do Japao.











Com alguns mapas impressos e um pouco de memoria visual, chegamos finalmente ao local pretendido, e eu e o Alex estavamos em casa. Era supreendente a quantidade de Action Figures e outro tipo de produtos que tinhamos encontrado. A Cristina embora nao gostar muito desta area, comecou tambem a sentir algum interesse ao ver o tamanho deste novo mundo comercial.

Obviamente que eu e o Alex compramos algumas lembrancas, sendo que o Alex perdeu um pouco a cabeca e gastou mesmo bastante dinheiro em algumas coisas bem porreiras. Assim foi o nosso final de tarde, a percorrer as diversas lojas dedicadas a estes artigos, e a encontrar/ver coisas bem porreiras.



Uma das melhores coisas que vi (e fez-me deitar baba e ranho por causa da overdose de inveja), foi uma cidade da Lego exposta numa loja - quem me conhece sabe muito bem que sempre adorei Legos, e antes que alguem me chame puto ficam a saber que os maiores compradores e interessados da marca nao sao criancas, mas sim adultos (pelo menos fisicamente, lol). Simplesmente brutal aquilo que estava exposto na vitrine (tenho que arranjar uma para arrumar os meus).





Percorridas estas lojas, e apos ter a carteira um pouco mais leve, era momento de ir jantar. Como aquele restaurante tinha-nos ficado na memoria, decidimos regressar a tal rua das lojas e ir encher a panca. Tivemos que voltar a percorrer novamente uma grande distancia na rua, mas era algo que teriamos que fazer mais tarde ou mais cedo pois o Hotel era naquela direccao.



No restaurante tinhamos comer de exelente qualidade (muito bom mesmo) ilimitado, e qualquer bebida ilimitada na primeira hora (aquilo e que foi ver a Cristina e o Alex a beber cerveja, lol). O restaurante era mesmo muito bom, com um exelente aspecto, musica ambiente e empregadas muito simpaticas (e a saber o Ingles). Antes de comer, deixamos as nossas compras nuns cacifos a entrada (as chaves dos mesmos tinham um genero de elasticos e la andamos sempre com eles pois aquelas compras eram sagradas - principalmente para o Alex que tinha la coisas bem caras e valiosas ... pelo menos para ele).









O comer era bastante bom, mas ficamos cheios muito rapidamente. Nao tinhamos almocado nada em condicoes e depois comemos muito rapido, e talvez tenha sido aqui o erro (nao e bem erro, apenas queriamos dar prejuizo a casa, lol - acho que demos na mesma). Eu apos me servir 1 vez e meia fiquei arrumado, o Alex comeu um pouco mais e a Cristina foi a que comeu mais (nao sei como mantem sempre aquela forma, pois ela propria diz que come muito).

Apos uma das melhores refeicoes que tivemos desde que chegamos (atencao, nao estou a dizer que as outras eram mas, esta apenas foi das melhores), regressamos ao Hotel. Fomos por outro caminho e ainda deu para ver mais uns centros comerciais, e ate uma casa com a bandeira do Brasil (bom seria ver a nossa bandeira, mas ja nao e mau).



Apos chegarmos ao Hotel era momento de descansar e verificar que nada faltava no quarto (la esta a mania da perseguicao novamente, lol). Apos um bom banho fresquinho tive uma agradavel surpresa - a minha Tia Filo, Tio Carlos, primos Carlitos e Zi, Rita e Viana e finalmente a minha afilhada, estavam em minha casa, e atraves da conta do MSN do Carlitos pude falar e ver todos eles, assim como os meus pais. Foi uma conversa bem agradavel com risota pelo meio, e sempre deu para apagar a tristeza de nao encontrar a Ana online (esta na praia, e faz ela muito bem em divertirse ... beijo grande para ti).

Fiquei tambem a saber que o Joel e a namorada tinham passado por minha casa e tinham desfrutado da piscina - fiquei feliz em saber, e agradavelmente surpreso pela presenca da Sarah (es sempre bem vinda).

Fazendo uma retrospectiva, a verdade e que Osaka afinal nao e aquilo que pensava ontem. As pessoas sao de facto mais frias que Tokio, e a cidade tem menos vida tambem, mas esta longe de ser aquilo que imaginei. Ontem devemos ter entrado numa das piores zonas da cidade. Por um lado tambem foi bom ... deu para perceber que afinal o Japao tambem tem os seus problemas sociais, e que tambem nao e perfeito (sempre soubemos que nao era, mas a ideia que tinhamos apos os primeiros dias era de um pais encantado - continua a ser de qualquer maneira, apenas ficamos a conhecer alguns dos seus podres tambem).

De qualquer maneira, se a perfeicao existir, podemos dizer que o Japao esta bem mais proximo dela do que o nosso rectangulo plantado a beira mar, nem que seja so pela educacao das pessoas.

Bem, agora e o momento de vos deixar. Ja devia estar na cama pois amanha e para levantar cedo. Vamos visitar Templos em Kioto (e tem bastantes para visitar), por isso sera certamente um dia bastante cansativo (pelo menos espero que as fotos e videos obtidos acabem por compensar mais um dia de esforco).

Cumprimentos para todos e beijos para todas (sendo que um deles e diferente de todos os outros, pois e para alguem especial).

4 comentários:

  1. Viva Adruzilo:

    Ainda bem que deu para mudares de opinião porque se tinhas de ficar por ai uns dias sem gostares disso era mesmo mau :S.

    Quanto aos legos... LOL

    Quanto á rua das lojas ... pode ser tipo o trunfo na manga para convencer a mulher a ir ao Japão ... BIG LOL

    Boa continuação.

    PS - e atravessadas??

    PS2 - BIBA O PORTO CARAGO!

    ResponderEliminar
  2. Viva ao FCP carago! A equipa está num status de confiança absolutamente incrível! Volta rápido para Portugal para saborear o Todo Poderoso em futebol lusitano primo! LOL ;)

    Beeeemm... Aquilo que esperava acabou mesmo por acontecer: Uma boa impressão da cidade. Deixa-me muito contente primo, não só por isso te porporcionar boas experiências, mas sobretudo por não danificar as expectativas da viagem de sonho da tua vida que tinhas traçado na tua mente. Isso é óptimo!
    E para todos nós, sobretudo aqueles que ponham a hipotesse em ir ao Japão (como eu lol), é muito positivo sentir um feedback de muito agrado com o Japão! Só aumenta a vontade e o sonho ;)

    Amei as fotos primo, sério ;) Tão óptimas! Aquela loja de action figures *.* God, que inveja!

    Vais trazer aquele Super Mario gigante ca para casa n vais? xP LOL

    Grande abraço primo! :D Espero que esteja td bem contigo!

    P.S. Sim... digamos que fui usufruir (e BEM!) da tua piscina com a minha namorada... ;) Opa, a agua e td tava perfeita, bem bem cheia! :)

    ResponderEliminar
  3. http://pplware.sapo.pt/high-tech/montanha-russa-com-3d-faz-sucesso-no-japao/

    já que estás para esses lados, deixo aqui uma coisita para veres, não sei ´se gostas destas coisas, mas pronto, fica aqui o resisto...

    Continuação de umas boas férias.
    abraço!

    Paulo Mendes

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo Porto oh magarefe, mas não penses que as coisas este ano estejam fáceis para o vosso lado pá..há-de haver vingança..;)

    Em relação a uma rua de 3km só com lojas... até mete medo saber que a vamos atravessar com alguma mulher ao lado...lololol...mas há que haver coragem e sacrifico da parte de um homem! hehe

    altamente bro, boa continuação, e sim, o teu blog está a fazer susexo! :D

    abraço

    ResponderEliminar