sábado, 7 de agosto de 2010

Osaka ... e uma grande desilusao

Ola meus caros amigos. Estou a escrever-vos directamente de Osaka, local que ate ao momento e o ponto baixo da nossa viagem, mas ja la vou.

As 8 horas da manha em Hamamatsu, descemos ate ao primeiro andar do Hotel para tomar o pequeno almoco. Infelizmente tivemos ao nosso dispor um pequeno almoco muito pior que o do nosso Hotel anterior. O pequeno almoco e tipicamente Japones e podemos dizer que e bem estranho. Bolos de arroz, salada, frutas esquesitas e afins ... ainda comi alguma coisa, mas comer este tipo de alimentos pela manha dava-me volta ao estomago. Ao menos tinhamos cafe com leite e aproveitei para atacar no mesmo porque alem de gostar bastante desta bebida, tinhamos uma viagem longa e cansativa ate Osaka.

Feito o CheckOut, apos 2 horitas de descanso extra, foi altura de rumar a estacao de Hamamatsu com toda a bagagem (o que dificulta bastante - se soubesse o que sei hoje tinha trazido metade da roupa que trouxe, ou nem tanto). Nao ha comboio directo ate Osaka, entao comecamos com uma pequena viagem de 1 hora para outra estacao onde iriamos apanhar o comboio que iria passar por Kioto e terminar em Osaka, local onde estava, e esta, o nosso terceiro Hotel.

Durante a primeira escala, antes da viagem maior, enquanto a Cristina ficou a guardar a bagagem na estacao, eu e o Alex fomos ate um hipermercado proximo dali comprar o almoco (e muito facil encontrar comida ja preparada no Japao ... qualquer supermercado, por muito pequeno que seja, tem pratos ja feitos, e muito bem feitos).

Feitas as compras, foi altura de entrar no comboio que nos levaria ao destino, e uma vez sentados foi altura de agarrar nos pauzinhos e comecar a comer. No final da refeicao era necessario guardanapos que nao tinhamos - foi neste momento que as toalhitas que me foram oferecidas pelo meu amor entraram em accao - Obrigado Ana, lol.

Passamos por lugares bem bonitos e bem diferentes daquilo que vimos em Toquio e afins. Passamos pelo meio de um terreno montanhoso, e entre as diferentes montanhas apareciam algumas grandes cidades (uma delas foi Kioto), assim como aldeias bem agradaveis. Paragem apos paragem ia entrando cada vez mais gente no comboio, e a ansiadade de chegar era cada vez maior. Finalmente chegamos a Osaka, mas infelizmente ainda nao estavamos na estacao desejada (Namba) para chegar ao nossso terceiro Hotel.

Atraves de publicidade ficamos a saber que era nesta cidade que se encontrava o Parque da Universal Studios (um genero de DisneyLand, mas referente ao universo do gigante Americano), e que havia uma estacao dedicada para o mesmo. O que nao sabiamos era que havia um comboio decorado a maneira, tal como o comboio dos Pokemon visto em Tokio.

No entanto, embora haver a mesma facilidade a nivel de transportes e estas referencias a coisas alegres e afins, a verdade e que percebemos logo que estavamos num local bem diferente de Tokio. As pessoas eram bem mais frias e tristes que as da capital Niponica, e a propria cidade faltava cor e alegria - era uma ideia que aparecia apos algumas visualizacoes da cidade de dentro do comboio, que seriam mais tarde confirmadas.

Chegados a Namba, foi altura de pegar novamente nas nossas bagagens que tanto dificultam estes nossos trajectos entre hoteis, e caminhar 1Km e pouco para depois apalpar terreno a procura do nosso Hotel. Durante o trajecto podemos observar e obter algumas boas fotos, mas nao tinha comparacao com Tokio. Percebemos desde logo que nao havia muito cuidado com turistas (guias e mapas da cidade encontravam-se apenas e so em Japones ... era muito dificil perceber se estavamos na estacao correcta ou que caminho tinhamos que seguir), e tambem reparamos que aqui praticamente ninguem fala outra lingua alem do Japones, e quem fala, fala mal.

Uma das coisas que chamou mais a atencao durante o trajecto ate ao Hotel, foi a existencia de lixo no chao. Em Tokio tambem havia, mas era todo colocado de forma organizada num canto do passeio para depois a recolha apanhar. Aqui nao, era lixo espalhado de forma desorganizada ... lixo propriamente dito va. Depois as pessoas eram bem mais frias e nem sequer tivemos que fazer a pequena venia para ninguem pois ninguem nos cumprimentou (isto em Tokio era impossivel acontecer).

De qualquer maneira encontramos o Hotel facilmente e isso ja nos deixou mais descansados, embora continuarmos apreensivos com as diferencas claras desta cidade para a primeira onde estivemos. A frente do Hotel era luxuosa, assim como o restante exterior do Hotel. La dentro, bem meus amigos ... fiquei supreendido. Era bastante agradavel mesmo como podem ver na segunda foto.

Ao fazer o CheckIn foi-nos dado a mim e ao Alex dois cartoes com os nossos nomes impressos e os numeros dos quartos. Apos subirmos 8 andares vivemos algo que ate ao momento so tinha visto em filmes (quem estiver a ler isto deve pensar que sou um serranito nisto de Hoteis - e ate sou, lol) - a porta era aberta com os nossos cartoes e uma vez dentro do quarto era necessario colocar o cartao num local apropriado para ligar a eletricidade do mesmo (a imagem do Hotel em Hamamatsu). Falarei do quarto num artigo proprio, mas posso adiantar que e pior que o primeiro Hotel, e melhor que o segundo.

Apos descansar um pouco nos nossos quartos e tomado um bom banho, foi altura de sair para conhecer a zona, e jantar alguma coisa ... e aqui a desilusao que estava a ser Osaka (o facto de termos visto Tokio antes pode ter sido decisivo) foi confirmada.

Sim, tambem tinhamos alguns locais iluminados com publicidades bastante originais, tambem tinhamos movimento de diversos carros e algumas pessoas, mas nao era a mesma coisa. Viamos muita menos gente nas ruas, viamos pessoas com mau aspecto (embora isso nao querer dizer nada sobre as mesmas), assim como muitos, mas mesmo muitos, sem abrigo a dormir nas ruas (triste realidade). Depois existia lixo aos pontapes nas ruas, misturas de cheiros horriveis, e tinhamos perante nos uma cidade envelhecida, com muitos locais totalmente obscuros sem qualquer iluminacao e com muitos cantos suspeitos. Ao tentar usar o metro descobrimos que o nosso cartao, utilizado no metro de Tokio, nao funcionava - ja era de se esperar ... o que nao se esperava era nao termos maneira de criar um cartao de carregamento para nos (sempre que quisermos usar o metro sera necessario estar a tirar bilhetes em vez de termos o nosso cartao devidamente carregado e passar pelas cancelas com sensores). Uma vez dentro do metro voltaimos a perceber que as indicacoes em Ingles, ou no nosso alfabeto, eram raras.

De qualquer maneira, ha algo que se mantem: o azeite. Vejam bem a foto abaixo ... uma moto totalmente azeitada de uma forma que nunca imaginei ver na vida (filmei a mesma a andar - parecia uma arvore de Natal na avenida). E mesmo caso para dizer que onde quer que vamos, independentemente das condicoes de vida, os Azeiteiros estao la, lol.

Apos mais alguns encontros com pessoas bem desagradaveis (nao, nao pensem que tenho nojo dessas pessoas que se perderam na vida, mas e um cenario bem triste, apenas isso), paramos num restaurante para jantar. O comer era bastante bom, como a grande maioria da cozinha Japonesa que ja tivemos oportunidade de provar.

Apos recarregarmos energias, foi altura de regressar a base. Refelectindo, considero que afinal o Japao em alguns aspectos e bem semelhante ao nosso pais, assim como outros. A capital e uma faixada onde mostra uma realidade totalmente diferente do restante pais, enquanto que nestas zonas mais carenciadas e que e produzida toda a riqueza do pais (fabricas como a Panasonic e outros gigantes nao estao em Tokio). E pena ver esta forma de gerir os paises ... e desabafando, e por isto que acho que os impostos deviam ser investidos por regiao, ou pelo menos de uma forma mais equilibrada e justa.

Assim vemos zonas a morrer lentamente e outras a crescer sem quaisquer barreiras, pois obviamente, e impossivel nao crescer com a constante injeccao de capital, alem de muita gente mudar-se para estes enormes centros querendo fugir da desertificacao e pasmaceira reinante nas outras zonas.

Pela primeira vez no Japao senti-me inseguro ... nao aconteceu nada de mal, nem esteve para acontecer, mas o ambiente desolado de algumas zonas onde passamos fazem pensar o pior a novatos como nos nestas andancas. E triste ver esta diferenca enorme entre duas das maiores cidades do Japao. Estou desiludido com Osaka, e estou de certa forma arrependido por ter saido de Tokio - espero que os templos em Kioto e Osaka consigam valer a pena.

Bem, agora e momento de descansar e preparar-me para um novo dia ... alias, uma noite, pois terei que acordar a meio da mesma para ver o Benfica-Porto pela Internet.

Cumprimentos para todos e Beijos para todas (principalmente tu meu pirrichichipipu) ... amanha ca estarei para vos falar de mais um dia no Japao, assim como do nosso novo Hotel como fiz para os outros dois.

P.S: Parece-me que pelo pouco numero de comentarios pouca gente viu o artigo referente a Hamamatsu que publiquei ontem ... se nao o viram, vejam, pois vale bem a pena. Aproveito para relembrar que de vez em quando poderei escrever mais do que um artigo num dia, por isso nao se limitem a ler apenas e so o ultimo, verifiquem que nao ha nada mais de novo.