segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nikko e mais Templos

Boas pessoal.

Peco desculpa pelo atraso do artigo do dia de ontem, mas cheguei a casa muito cansado, e so depois de uma noite de descanso consegui recuperar forcas para escrever. Tenho tambem que comecar por pedir desculpas, desculpas a minha irma (nao foi de proposito, sabes que te amo muito porca), e a outras pessoas amigas a quem nao falei do blog. So falei do blog a 3 pessoas que sabia que conviviam com as restantes pessoas interessadas nesta viagem, por isso, sabendo que a noticia ia espalharse nao contei a mais pessoas - peco desculpas de qualquer maneira, mas espero que compreendam.

Bem, ontem foi um dia simplesmente fantastico, como tem sido todos os dias passados em terras niponicas. Acordamos cedo e tomamos o habitual pequeno almoco. De seguida fomos para a estacao de metro e a partir daqui fomos ate Shibuya onde apanhamos o Comboio ate Utsonomiya, a zona mais a norte e a este da grande cidade de Tokyu.







Aqui apanhamos a linha de Nikko que ia para Norte. A linha de Nikko tem diversos anos e sentimos uma clara imersao no passado. Ja nao estavamos na cidade, estavamos a caminhar para um ambiente claramente rural onde ate os comboios tinham um aspecto mais antigo (mas continuava tudo funcional nas melhores condicoes como tem sido habito). A espera do comboio para Nikko encontravam-se inumeros turistas, o que acaba por ser normal uma vez que Nikko e uma zona muito dedicada ao turismo devido a enorme quantidade de templos e construcoes antigas que possui. Vimos uma Americana, Indianos, Israaelitas, Franceses, Alemaes, Espanhois ... vimos diversas culturas numa so zona.

A viagem ate Nikko demora algum tempo, mas e bastante agradavel. E possivel ver imensas casas tipicas Japonesas assim como inumeros campos de Arroz. Ao sair em Nikko acordamos para uma terra bela. Riachos, montanhas que ultrapassavam as novens, muita verdura, e uma terra com uma identidade unica. A saida da estacao apanhamos o autocarro ate um templo enorme, templo esse que para ser visto era e foi necessario todo o dia.







O templo era composto por inumeras areas, inumeras construcoes (outros templos va) e era impossivel retirar o dedo do botao de tirar fotos da maquina. Nao faltavam estrangeiros (tal como nos) e Japoneses neste espaco. A chegada estivemos a ver um dos templos rapidamente e fomos almocar pois a barriga comecava a fazer barulho. Comemos um bom Ramen e durante o almoco comecou a chover torrencialmente. O clima nesta zona nao tinha nada a ver com Tokiu e cometemos o grave erro de deixar os guarda chuvas no hotel. Compramos 2 novos guarda chuvas (vamos levar guarda chuvas para dar e vender, lol) e seguimos a nossa visita nao nos livrando de levar com uma grande molha, mas a agua nao impediu de fotografarmos e visitarmos todo o espaco (embora ter dificultado um pouco a tarefa - ainda por cima as minhas sandalias escorregavam bastante em algumas zonas do chao).









As fotos nao fazem justica aquilo que vimos e coloco serias duvidas se os videos vao conseguir demonstrar correctamente a complexidade e beleza existente neste espaco. Nao querendo fazer o tipico papel de Portugues que critica tudo o que e nacional, a verdade e que se ficamos impressionados com os nossos Mosteiros e a arte barroca, a verdade e que os Japoneses deixam-nos totalmente sem palavras. As construcoes sao unicas e de uma brutalidade extrema. E dificil explicar. Para a Cristina o Japao tornou-se um ponto de visita obrigatorio em apenas em 5 dias - ela que veio por arrastao do marido e do primo (pois era mais a nossa vontade visitar este pais fantastico).

Para quem dizia que o Japao dizia muito pouco (sim, e para ti Teresa, lol), que se engane. O Japao tem tanta coisa para ver e e tao bom em todos os aspectos em que se revela que faz dele o melhor local que ja visitei (e ja estive em locais como Monaco, Saint Troppezm, Roma, Florenca e ate o Vaticano).

Adiante, era possivel entrar dentro de alguns destes edificios onde alguns locais faziam diversas cerimonias onde nos turistas podiamos participar. Era necessario entrar descalco dentro destes locais. Infelizmente nao era permitido fotografar e filmar dentro destes espacos, mas obviamente que nao respeitamos isso - nao queremos parecer vandalos que nao respeitam as leis deles, mas podemos muito bem nao voltar a ver o que vimos ... tinhamos que aproveitar.









E tambem preciso referir a vegetacao existente em volta do templo. Nao faltavam arvores centenarias com tamanhos absolutamente ridiculos. Era simplesmente incriveis todas as plantas e a forma como se envolviam com os edificios.























Apos 4 horas de visita era altura de abandonar este espaco epico e regressar a estacao de Nikko. Embora cansados e encharcados, abandonamos o local plenamente satisfeitos com o que vimos. Estes templos que visitamos, inicialmente em Kamakura e agora em Nikko sao fantasticos e toda a gente devia ver isto pois mesmo os mais cepticos vao sair totalmente encantados - e ainda falta visitar os templos mais tipicos de Kioto e Osaka.







A viagem de regresso foi cansativa e parecia interminavel. Todos nos dormimos no Comboio a espacos, embora eu tenha sido aquele que esteve a olhar para dentro em maior quantidade - confesso. Apos regressados a Shibuya fomos a loja do genero da Media Markt com o objectivo de comprar o tal disco que falei anteriormente. Infelizmente o disco custava aquele valor ridiculo, mas era na compra de 3 artigos de um valor elevado - uma das desvantagens em nao perceber o Japones. Compramos um disco cada um (Alex e eu) de 250 Gb por 30 euros - mesmo assim os precos sao melhores do que aqueles praticados em Portugal, pelo menos nesta area.





Regressados ao Hotel, fomos jantar ... e este e daqueles casos onde o gratuito sai caro. O jantar no Hotel e o contrario do pequeno almoco - muito mauzinho. Apos comer o que era comestivel, fomos a um mini mercado aqui da zona comprar mais agua e algo para jantar. Apos tomar um duche estive a falar com os meus pais (muito obrigado Joel) e com a minha mais que tudo.

Estou cheio de saudades do pessoal e confesso que por vezes penso que 3 semanas talvez tenha sido demasiado tempo ... mas pelo contrario tambem acho que o tempo passado aqui tem sido fantastico e conhecer o povo Japones tem sido uma expriencia muito para alem do agradavel. Um dia destes escrevo um texto sobre eles.

Cumprimentos, Abracos e Beijos pessoal (cada um fique com aquilo que mais lhe interessa - acho que sei quem vai preferir os Beijos, lol).

9 comentários:

  1. Não posso..vou estrear pela primeira vez os comentários..vou enviar para me certificar que sou a priemira, e já cá volto para continuar

    ResponderEliminar
  2. Bem mais descansada agora, que consegui atingir um objectivo de vida, aproveito para informar que a palavra que me pediram para escrever neste momento tão importante foi

    ocunao

    Depois de toda a discussão sobre as sanitas e as coisas que podem sair de lá dentro quando estamos sentados, parece-me que devo partilhar esta sugestão de que "ao cu não!!!!" com vocês.

    Entretanto, tenho que confessar que ao contrário de todos vocês, eu quando leio os textos deste blog nem sequer estou a pensar muito no que está descrito..mas sim, como está escrito. Vocês andam com o Tomané na escolinha e tal..nao estranham! Mas eu não sabia que ele sabia escrever, percebem? Entao, a cada frase eu dou mais atenção à figura de estilo, ao erro ortográfico, ao erro gramatical ultrapassado como nunca esperei..é uma emoção diferente da vossa!!É oficial..longe vão os tempos das composições do

    "I feel like my mother is the chicken mother and I'm the little chicken"

    um texto profundíssimo do Rexobias adolescente

    ResponderEliminar
  3. :O Não acredito... Tu disseste à tua irmã q a amavas?!?! Publicamente?! Acho melhor procurares um hospital pq certamente não te estás a sentir muito bem :P

    Quanto ao dia q passaste em Nikko não há muito para dizer... as fotos deixam-nos mesmo sem palavras com a beleza dos templos :)

    Beijinho GRANDE e com muitas saudades :*


    P.S. - Sofia aproveita bem estas demonstrações/declarações de amor do teu irmão... como sabes não são muito comuns :P

    ResponderEliminar
  4. Viva gajo:

    Grande texto que tu para aqui mandaste. Deves ter ficado com dormência nos dedos ao escrever este texto... ainda por cima com teclado NOT qwerty.

    Ontem passei o tempo todo a fazer refresh á página á espera que aparece-se novidades

    Grande viagem

    Continua, abraço.

    PS - ocunao LOL...

    ResponderEliminar
  5. oi...

    viva a todos...

    Em resposta a ti Sofia, apesar de andarmos na escolinha com o Toninho (é assim que o tratamos), vemos as calinadas... deixa lá, nós perdoamos isso e queremos saber das aventuras... :-)

    Toninho???? Aprende aí umas receitas dessa coisa que dizes ser boa, para a malta provar né?

    Traz-me muitas semente daqueles bambus enormes - adorei!

    As fotos dizem muito mais daquilo que possas escrever, muito fixes...

    Fiquem bem , gozem muito.

    Marisa

    ResponderEliminar
  6. Opa Sofia... So msm tu... xD

    Primo, esses templos são msm demais! Opa, n tem nda haver com o outro dia! :D Vi inclusive símbolos nos templos do antigo Império japonês, é magico! :D

    E pecaste desta vez... não voltes a ficar um dia sem escrever! Nem que apanhas pé de atleta com diarreia aguda ate espremer todo o teu interior!!! Tens de escrever. O teu blog é sagrado... ;)

    Um grande abraço..

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. "I feel like my mother is the chicken mother and I'm the little chicken"

    Há mesmo pessoas reles, que ao verem o próprio irmão do outro lado do mundo, longínquo, quase sozinho e apenas com algumas japonesas com certas e determinadas situações atravessadas, indefeso meus caros, e que nos brinda com as suas magníficas aventuras orientais, descrevendo-nos aquele mundo novo cujo nem o mais prodigioso escritor português teria categoria para o fazer com semelhante precisão e mesmo assim de uma abrangência tal, permitindo-nos seguir intensamente esta viagem nipónica. Ainda assim seres reles, inferiores, como num post anterior referiu de si mesma "E eu sou preta, caralho?", com tamanho rebaixe tenta rebuscar a adolescência deste nosso conquistador em terras japonesas colocando em causa o bom inglês de Rexóbias.

    Rexóbias, estou contigo, não te amedrontes perante as críticas.. pareces o Saramago..mas com mais vírgulas.. :D ..isto em português..

    lololololololol

    agora a propósito do inglês..se a frase que a Sofia disse é mesmo tua..lol..tá muito bem apanhada :D

    Abraço

    ResponderEliminar