quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nara, Templos, Veados e Velas

Ola mais uma vez meus amigos (ja nem sei o que escrever como introducao, lol).

Bem, como sabem ontem deitei-me tarde e a mas horas, e como estava previsto arrancar para Nara pelas 8 da matina previa o pior (percorrer Km apenas com 4 horas de sono parecia um pesadelo). Felizmente a Cristina estava bastante cansada e conseguiu adiar a partida para as 11 horas (por outras palavras, conseguiu convencer o Alex, lol). Claro que ao abrir os olhos e ao reparar que ja eram 10 da manha, fiquei a pensar que eles ja tivessem partido sem mim devido a nao me conseguirem acordar ... felizmente (e infelizmente para as minhas pernas e pes) recebi pouco depois o famoso telefonema a anunciar a saida.

Mais uma vez tivemos que caminhar a habitual distancia de 2/3 Km que separa o nosso Hotel da estacao de JR Namba. Chegados a estacao era altura de decidir se gastavamos mais um dos nossos bilhetes especiais (que podem ser usados de forma ilimitada durante o dia em que forem usados), ou compravamos o bilhete de ida e posteriormente de volta. Como eram so duas viagens optamos, e bem, por comprar os bilhetes ficando por 540 Yennes cada viagem.

Chegados a Nara, apos cerca de uma hora de viagem, fomos consultar o Nara Tourist Information Center para saber como chegar aos Templos que pretendiamos visitar. A Senhora que nos atendeu alem de ser simpatica sabia tambem usar a lingua Inglesa (algo raro fora de Tokio) - tambem ja era de esperar estando ela no balcao de algo destinado a turistas. Esta Sra entregou-nos logo um mapa indicando o caminho, assim como onde e qual autocarro apanhar. Tambem fomos informados que ia ocorrer um espectaculo com velas na zona dos templos a partir das 19 horas - olha que sorte. Os templos encontravam-se todos em uma zona mais verde existente num canto da cidade.

A medida que entravamos em Nara de autocarro, e nos aproximavamos dos templos reparamos em alguns sinais a avisar a existencia de veados. Pouco depois, ou quase instantaneamente, comecamos a ver diversos veados espalhados na cidade, na estrada, passeios, jardins, etc. a andar no meio das pessoas sem qualquer receio. Neste momento todos ficamos em pulgas e mortinhos por conviver com estes animais (parecia um jardim zoologico, mas bem superior).

Assim que saimos do autocarro entramos num enorme espaco verde onde a quantidade deste tipo de animais era imenso, assim como pessoas, barracas de comida e lembrancas, e afins. Haviam umas barracas especiais que vendiam uns biscoitos para dar aos veados. A Cristina e o Alex compraram de imediato duas embalagens de biscoitos e em pouco tempo viram-se rodeados de veados, com alguns ate a puxar os mesmos pelas camisolas. No entanto os animais sao bem mansos e nem sequer e necessario ter biscoitos para os mesmos se aproximarem de nos - eles eram bastante curiosos e vinham ter connosco de qualquer maneira (claro que era sempre divertido quando eles engracavam com uma pessoa - ainda deu para ver alguns putos a fugir com 5 ou mais veados em perseguicao, lol.

Apos alguns momentos bem divertidos (os videos reflectem bem melhor o que foi este momento)no meio de toda aquela selva, lol, era momento de almocar. Eu e o Alex fomos buscar um pouco de massa com legumes, e uma espetada de lulas, e estivemos a almocar num dos lugares mais bonitos e agradaveis onde tive a oportunidade de comer na minha vida.

Apos comer a espetada de lulas (que tinha bastante molho), coloquei o pau dentro da saca de papel onde me foi entregue a espetada. Pousei a saca no chao para comecar a comer a massa ... quando chegou perto de nos um veado macho com uns grandes cornos e comecou a comer a tal saca. Bem ... o tipo alem de comer a saca tambem comeu o pau da espetada (em alguns momentos com medo que o animal se magoasse estive para ir tirar-lhe aquilo da boca) - eu e o Alex ficamos parvos e ao mesmo tempo ainda rimos um bom bocado.

Apos a refeicao fomos em direccao a um dos templos (aqui e dificil destinguir os templos pois estao todos tao juntos no meio daqueles espaco verde/bosque que nao sabemos quando acabam e comecam os mesmos). Claro que durante o percurso sempre tivemos a companhia de veados (incrivel a maneira totalmente calma com que eles andam entre nos). Antes de chegar ao templo propriamente dito tinhamos uma especie de casa/portao como podem ver na segunda foto seguinte.

Apos passar o portao tinhamos uma longa recta a percorrer ate chegar ao templo propriamente dito. Foi nesta recta onde encontrei finalmente Portugueses no Japao. Ia a caminhar calmamente pela direita nesta recta quando ouvi um casal a falar a nossa lingua sem qualquer sotaque (Portugueses de gema). Virei-me para eles e falei que era bom encontrar Portugueses aqui no Japao. A verdade e que estou muito mal habituado com a simpatia dos Japoneses e esqueci-me da forma mais fria como os ocidentais se comportam.

O Homem fez um gesto de cumprimento como que por favor e nada disse, e a mulher olhou para mim como quem se julga superior e ignorou-me (quem diria que a primeira ma impressao que teria por alguem desde que estou no Japao seria com ... Portugueses ... enfim). Apos caminhar um pouco e andar a matutar na cabeca e que comecei a associar a face da mulher com algo que me era familiar: tenho quase a certeza que era uma actriz das novelas da TVI. De qualquer maneira nao interessa, mas so por curiosidade o homem que a acompanhava era aquele loiro de T-Shirt azul que se pode ver na foto abaixo um pouco a direita e ao fundo da minha prima (infelizmente nao tirei foto da mulher para tirar as duvidas).

Adiante ... antes de chegar a entrada do templo fomos presenteados com um belo lago cheio de diversa fauna (como e habitual no Japao) e deu para ver apenas mais um de varios detalhes que tornam este local tao belo.

Apos pagar os 500 Yennes de entrada para o templo, pudemos ver um belo jardim com um enorme edificio no meio. Acreditem, as fotos nao representam o local da melhor forma ... e realmente incrivel o que os Japoneses construiram no passado.

Uma vez dentro do templo, deu para ver mais uma estatua gigante de um buda (como tinhamos visto em Kamakura), assim como outras duas estatuas de dois imperadores Japoneses. La dentro tinha tambem algumas obras de arte antigas nos mais diversos formatos, assim como uma miniatura dos diversos templos existentes nesta area.

Por fim, e uma das principais atraccoes deste templo, e um buraco pequeno no fundo de um pilar do templo. Segundo a historia, quem consegue passar por este buraco e recompensado com uma vida fantastica apos a reencarnacao. As criancas entravam facilmente, mas ainda deu para ver alguns adolescentes a tentar passar o tal buraco. Um grupo de Japoneses ja com idade para ter juizo provocaram risota total ao tentar atravessar o buraco. Um deles entrou e depois teve que ser puxado pelos amigos do outro lado ... isto tudo no meio de gritos bem divertidos que provocavam risos a toda a gente (so faltava mesmo perceber o que eles diziam para rir ainda mais). O que e certo e que conseguiu atravessar o buraco ... ao contrario de um outro amigo dele que apos entrar teve que recuar. Pelo que ouvi dizer, ja houve gente a ficar trelhada neste buraco tendo depois sido necessario varias pessoas e algum apoio para retirar o infeliz.

Apos esta visita, era altura de abandonar o local. A saida comprei um presente bem fantastico para a minha Special One (embora ter ocorrido uma Fuck Connection com o presente, mas acaba por tornar o mesmo uma peca unica), enquanto que o Alex comprou uma bandolete com uns corninhos de veado (nao sei se e escrito assim ou bandelete, mas da para perceber). Depois ainda andamos a brincar um pouco com os veados existentes na zona antes de ir para o proximo templo.

O templo seguinte limitava-se a uma grande casa no topo de um pequeno monte, mas que permitia obter uma vista fantastica de Nara e das montanhas em seu redor.

Regressamos por onde tinhamos vindo e fomos ate uma estacao de autocarros com o objectivo de regressar a estacao de comboios, para uma vez no local apanhar um outro autocarro para ir visitar o Palacio de Nara (que para quem nao sabe foi o primeiro local considerado como capital do Japao sendo este palacio o edificio principal - depois foi Kioto e finalmente Tokio). Infelizmente ja nao havia nem autocarro para o local, assim como o Palacio ja se encontrava fechado (tivemos azar pois era uma oportunidade exelente para ver este local - que esta aberto ao publico este ano pois faz 1300 anos ... normalmente nao da para visitar este edificio). De qualquer maneira podemos regressar a Nara um destes dias que ainda vamos estar em Osaka.

Como ja nao podiamos ir ver o tal Palacio, como tinhamos planeado, e precisavamos de queimar tempo para ver o espectaculo das velas fomos para uma zona com diversas lojas dos mais diversos tipos, assim como restaurantes.

Apos comprar mais algumas prendas em falta, fomos finalmente jantar. Encontramos um restaurante com um optimo aspecto e barato, mas infelizmente tivemos que esperar uns 20 minutos para que aparecesse uma mesa para nos os 3. A espera compensou e comemos uma massa carnonara exelente (confesso que ja provei muitos pratos da cozinha Italiana, mas nunca tinha provado este famoso prato - muito bom mesmo).

Apos o jantar fomos a pe em direccao a zona dos templos, local para onde estava a ir toda a gente (sem darmos por ela, a verdade e que fizemos a pe o trajecto que tinhamos feito de autocarro ao chegar a Nara - mais alguns Km percorridos para a boa saude dos meus queridos pes, lol). Ao chegar a esta zona deu para reparar em diversas velas espalhadas de forma organizada, assim como alguma iluminacao colocada em pontos estrategicos realcando os templos e os seus edificios.

Rapidamente escureceu e rapidamente a nossa vista resumiasse a muitas pessoas, muitas velas, muita luz, e uma ambiente muito, muito agradavel. Os nossos amigoss veados continuavam a passear entre nos, embora a maioria ja estivesse a ir para o interior dos bosques.

Chegados a um outro lago (que nao tinhamos visto durante o dia), deu para ver inumeros barcos com uns candeeiros a ser utilizados por jovens casais na maioria. Custava 800 Yennes meia hora, e tinhamos que ser nos utilizadores a remar ... cenario incrivel que com certeza iria aproveitar e saborear se estivesse com o meu mais que tudo (ja imaginaste Ana?! ... tao romelico).

Chegados a um novo jardim fomos supreendidos com desenhos bem engracados feitos com velas. O jogo de luzes das inumeras velas era espectacular e algo unico ... claro que tinhamos que tirar fotos de forma individual a cada desenho, mas estando la o ambiente e muito melhor.

(para ti Ana)

Num outro jardim os desenhos limitavam-se a circunferencias com diversas linhas de outras cores.

Ainda deu para rever algumas estatuas que tinhamos visto durante o dia, e o primeiro templo por nos visitado (e podemos dizer que e bem melhor de noite em alguns aspectos).

Neste momento ja era tarde e como ainda estavamos a cerca de uma hora do hotel decidimos regressar a estacao de autocarros que tinhamos usado anteriormente para abandonar este local e regressar a estacao JR de Nara. Antes de chegarmos ao autocarro, o Alex e a Cristina aproveitaram para comprar algo para comer numas barracas que se encontravam no local.

Uma vez chegados a Namba, fomos logos regados por uma boa dose de azeite. Olhem bem para o carro seguinte. De repente senti-me como um bacalhau perdido dentro de um prato enquanto e afogado em azeite de primeirissima qualidade. Nao admira portanto que o carro tenha derrapado um pouco ao arrancar apos o sinal verde aparecer ... e normal, estava tudo bastante escorregadio.

Apos chegar ao Hotel, e a cheirar a cavalo, la fomos nos todos tomar um banho (cada um no seu quarto ... e melhor referir isto, lol). Aproveitei depois para matar mais um pouco de saudades da Ana, e estive a actualizar as noticias familiares atraves do Joel. Agora vou mas e dormir que ja sao horas (isto de escrever o blog anda a tirar-me bastante tempo, mas vale a pena ... e alem do mais, amanha de manha vai ser para dormir por isso nao ha problema).

Cumprimentos e Beijos ...