segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Kioto e os seus Templos

Boas tardes meus caros amigos.

Hoje foi um daqueles dias bastante cansativos, e o regresso a visita de templos Japoneses. Sabiamos desde logo que em Kioto (antiga capital do Japao) existiam inumeros templos e dificilmente um dia chegaria para visitar os principais edificios antigos e miticos ali presentes. Como os transportes publicos aqui no Japao sao bastante caros, e por uma questao de poupanca, decidimos que dificilmente iriamos novamente a Kioto, logo o dia de hoje teria que ser bastante lucrativo a nivel de visitas.

Acordamos pelas 8 e meia da manha e seguimos para a estacao de Namba, de onde partimos ate a estacao de Osaka. Claro que pelo caminho do Hotel para a estacao de Namba foi possivel obter algumas fotos bem bonitas (o que prova definitivamente o erro da analise feita a esta cidade no momento da chegada - embora estarmos a andar em lugares bem mais turisticos). Aproveito para avisar que ao andar em Osaka e necessario ter muita, mas mesmo muita atencao ao pessoal de bicicletas. E muito facil levar com um ciclista em cima, e e por isso que acho que os mesmos sao muito pouco cuidadosos, e andar em Osaka exige um pouco mais de atencao do que em Tokio.

Na estacao de Osaka foi necessario apanhar um novo comboio para Kioto, e uma vez nesta estacao tinhamos que apanhar um novo comboio para uma area muito proxima desta antiga cidade - local onde se encontrava o primeiro templo do dia a visitar. Por acaso tivemos sorte, pois este templo encontrava-se logo ao lado da estacao, mas a sorte ficou por aqui. O Templo era gigante e ainda por cima estava situado numa montanha - o que siginificava muitas, mas mesmo muitas escadas para percorrer.

A cor que mais sobressaia neste templo era o vermelho, e desde cedo deu para perceber que a imagem de marca do mesmo eram umas estranhas e tipicas construcoes nesta cor. Apos encontrar-mos alguns edificios como podem ver nas fotos anteriores), encontramos aquilo que foi a imagem do restante passeio. Caminhos e mais caminhos que mais pareciam tuneis devido a enorme quantidade de um genero de ... nao sei explicar o que e, mas as fotos seguintes falam por si.

Um promenor fantastico destas construcoes e que so reparamos passado algum tempo, e que vistos de frente os corredores tem todos o aspecto da foto anterior, mas ao circular no sentido contrario letras Japonesas (alfabeto kenji) apareciam em todos os postes vermelhos, e o cenario era totalmente diferente como podem verificar na imagem seguinte.

Apos chegar ao topo e obter uma bela imagem da cidade de Kioto (nao aparece aqui, mas aparece mais a frente em outro templo - grandes vistas podiam ser obtidas da cidade de diferentes pontos), era altura de descer, mas por outro caminho. Aqui foi possivel observar a ausencia dos tais pilares vermelhos, e no seu lugar aparecia mais natureza e algumas estatuas.

Terminada a visita deste templo, era altura de ir almocar (sim, perdemos a manha toda apenas com isto - o templo e mesmo gigante e a viagem ate aqui ainda demorou cerca de 1 hora e alguma coisa). Compramos uma comida ja feita numa pequeno supermercado e consumimos a mesma ja no comboio de regresso a estacao de Kioto. Desta vez, abandonamos a estacao, e do lado de fora pudemos observar a beleza desta velha cidade. Bastantes edificios modernos eram revelados, assim como a Torre de Kioto, mas tambem era possivel observar inumeras casas e bairros antigos com uma arquitectura mais classica e tipica.

Como o proximo templo a visitar encontrava-se afastado da estacao, foi necessario apanhar um autocarro ate ao local. Claro que a papinha ficou longe de ser feita, e ainda estavamos a mais de 1 Km do templo a visitar. O unico caminho para la chegar era uma rua recheada de lojas com lembrancas (a precos ridiculamente altos), sempre a subir. Durante este percurso deu para ver coisas muito porreiras onde destaco aquelas carrocas puxadas por pessoas dedicadas aos turistas.

Ao chegar ao templo, nao dava para ter uma ideia do verdadeiro tamanho do mesmo. Inicialmente apenas dava para ver algumas construcoes, mas quanto mais andavamos, e nem eram precisos grandes passos, mais coisas novas apareciam perante nos, e como e obvio eu e o Alex registamos tudo com as nossas maquinas fotograficas.

Para aceder a parte traseira do templo, com acesso a muitas mais coisas foi necessario pagar um bilhete assim como percorrer descalco um pequeno edificio. Apos terminada esta passagem fomos presenciados com mais algumas vistas da cidade de Kioto (como podem ver, agora sim, abaixo).

Do local onde estavamos, ao olhar para baixo percebemos a existencia de uma fonte. Ficou logo decidido que tinhamos que a ver de mais perto.

Antes da fonte propriamente dita, subimos uma escadaria onde encontramos algumas coisas engracadas. Vimos a pedra do amor (nao sei o que faz nem a sua historia - primeira foto a aparecer abaixo), e vimos tambem uns locais para colocar desejos. Um deles era bem engracado, a pessoa escrevia com uma tinta especial num papel branco especial os problemas que o tem afectado na sua vida, depois mergulhava-se o papel num balde de madeira com agua (e outros papeis com problemas). A tinta naquela agua comecava a soltar-se maagicamente das folhas e vinha a tona acabando por desaparecer. Segundo reza a historia, uma vez toda a tinta desaparecida, todos os problemas listados ficam solucionados - nao acredito nestas coisas, mas tenho que respeitar (fosse gratuito e tinha participado neste passatempo).

Continuamos a percorrer o templo em direccao a uma das descidas que nos levava ate a tal fonte.

Apos chegar a fonte, reparamos que pediam 200 Yennes, logo comecamos a imaginar que fosse necessario pagar para beber aquela agua dita sagrada. Erro nosso. Os 200 Yennes eram para pagar por uma caneca tipicamente Japonesa que podia ser usada para beber a agua. Como estavamos todos cheios de sede e o Alex estava disposto a pagar os 200 Yennes que julgavamos ser necessarios para beber daquela agua, a Cristina tratou de esvaziar uma garrafa de cha que ela e o Alex tinham comprado, e posteriormente o Alex tratou de encher a mesma na tal fonte. A maioria das pessoas fartaram-se de rir com a situacao, mas uma ou outra nao acharam piada. O que e certo e que bebemos todos na hora e meia seguinte agua sagrada - e digasse que foi das melhores aguas que bebi desde que estou no Japao (que tem sido bem boas).

Apos algum tempo saimos do templo e fomos em direccao ao seguinte. Pelo caminho ainda foi possivel ver um outro, mas como o tempo comecava a apertar fomos directamente para aquele que tinhamos planeado visitar.

Este templo era bem mais um jardim com algumas belas construcoes - bem diferente dos anteriores, pelo menos a nivel de conceito. Num grande lago deu para ver mais alguma fauna assim como um pseudo-cisne bem estranho e engracado.

Apos a visita do terceio templo do dia, decidimos fechar o esta saida em grande e fomos procurar pelo bairro das Gueixas (agora sim Susana, lol). A verdade e que apos algum tempo a caminhar e a apalpar terreno acabamos por encontrar uma Gueixa a passear num jardim juntamente com um amigo, e uma outra rapariga (a vela talvez, lol). A Gueixa foi bem simpatica ao se deixar footografar. Como podem ver pela foto, elas existem e apresentam-se tal e qual como dizem ser - e meio estranho ver uma ao vivo.

Vista uma Gueixa (um dos objectivos do dia), era altura de regressar a estacao de Kioto para podermos voltar para casa. Como o metro ficava mais barato que o autocarro, entramos na estacao subterranea mais proxima e seguimos viagem. Uma vez na estacao de Kioto era a altura de regressar a Osaka, e depois ir para a estacao de Namba.

Foi um dia bem cansativo onde os meus pes deram-me problemas (mas apenas no primeiro templo). De qualquer maneira foi um dia bom pois conseguimos ver diversas coisas novas, e alem do mais, deu para conhecer a bela cidade de Kioto que mistura modernidade com antiguidade. Kioto e daqueles locais, tal como Kamakura, que tem um charme especial e valem bem a pena ser vistos nem que seja uma vez na vida.

Agora estou um pouco cansado, confesso, e a cama espera por mim (ja escrevo este artigo bastante ensonado e a abrir bastante a boca). Amanha e dia de descanso e tambem vou aproveitar para fazer as compras das lembrancas e presentes (quanto mais cedo tratar disso melhor).

Obrigado pela atencao de todos (Bem Vindo Paulo Mendes e obrigado pela ideia). Espero que estejam a gostar tanto do Blog como eu tenho gostado de o escrever.

As saudades sao cada vez mais, dos meus pais, namorada, irma, amigos e afins ... mas tambem ja nao falta muito para estar de regresso. Cumprimentos, Abracos e Beijos (cada um fique com aquilo que mais lhe convem).