quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hamamatsucho, Tokio e Akihabara

Boa Tarde pessoal mais uma vez ...

Aqui estou eu novamente para vos falar das aventuras dos 3 aventureiros aqui pelo Japao. Hoje, para nao variar em relacao aos dias em que saimos, foi muito cansativo. Hoje fizemos diversas visitas a espacos distintos e separados por alguns Km, e vimos coisas fantasticas por sinal.

Infelizmente ja nao temos aquele tempo cinzento coberto pelas nuvens, o sol veio e parece que foi para ficar e assim as temperaturas subiram ate aos 36 graus, o que dificulta ainda mais as visitas (decididamente foi um erro vir para aqui nesta altura ... tudo continua a valer a pena de ser visto por aqui, mas com este calor o passeio e dificultado, e muito).

Pela primeira vez desde que aqui estou nao tomei o pequeno almoco. Estava demasiado ensonado, e nem a chamada dos meus primos conseguiu levantarme da cama. Apos tomarem o pequeno almoco a Cristina telefonou para o meu quarto (a pois e, temos telefone tambem) a dizer que iam dormir ate as 11 e saimos por essa hora. Assim foi, apos um descanso merecido era altura de comecar um novo passeio.

Arrancamos em direccao a estacao de metro, e seguimos ate Shibuya (sim, passamos por este local sempre que saimos) onde apanhamos o comboio da JR (ainda nao tinha referido o nome da companhia de transportes ferroviarias aqui do burgo) para Hamamatsusho, local onde fica a famosa Torre Eiffel de Tokio, que tem o nome de Tokio Tower.

Antes de falar desta nova zona por nos visitada tenho que referir que aqui no Japao a febre por certas coisas e enorme e e levada bastante a serio por pessoas de todas as idades. Pois bem, para celebrar a saida dos novos jogos dos Pokemon, so se ve publicidade feroz em todos os lados, desde uma simples rua ate uma estacao de metro/comboios, e ate foram oferecidos aos miudos chapeus dedicados aos jogos ... e alem do mais, lol, alguns comboios foram decorados completamente com coisas alusivas aos jogos (filmei um deles para depois verem).

Feita a viagem ate esta nova zona de Tokio, vimos novos edificios e novos espacos, alem de conseguirmos dislumbrar um pouco da tal Torre (neste momento percebemos que teriamos de caminhar um bom bocado). Na viagem para este novo alvo a conhecer, vimos um edificio com o nome de World Trade Center (ai se o Bin Laden sabe que ainda esta de pe, lol) entre outros grandes predios, almocamos, e ainda passamos por novos templos envolvidos por uns jardins e alguns cemiterios.

Ao chegar a Tokio Tower o meu coracao comecou a bater mais forte com o espanto ao ver tamanho edificio. Esta torre e bem mais alta que a torre existente em Paris e o seu aspecto ao vivo provoca em nos um sentimento de respeito. Antes de comprar os bilhetes para aceder ao observatorio do meio (existem dois observatorios, um a meio e outro bem mais acima que exige o gasto de mais alguns Yens - ficamos pelo observatorio a meio), estivemos a ver um macaco a fazer truques e malambarismos com a companhia da sua treinadora (e habito ver pessoas a fazer espectaculos nas ruas com o objectivo de adquirir algum dinheiro ... depois de grupos de cantores foi a vez de ver algo diferente). Era um espectaculo engracado mas por vezes ao olhar para o animal dava que pensar ao tentar perceber se este se estava mesmo a divertir como todos nos.

Uma vez dentro do observatorio da Tokio Tower foi possivel captar fotos fantasticas desta imensa cidade. Deu para perceber melhor a sua beleza e organizacao, assim como foi possivel ver novos locais. Foi possivel tambem ver avioes a aterrar e descolar do aeroporto de Narita, e a quantidade dos mesmos era incrivel (em apenas 2 minutos vi uns 8 avioes de grande porte a aterrar e uns 4 a descolar ... todos em fila uns a seguir aos outros). No observatorio existem tambem umas pequenas janelas no chao que permitem obter uma sensacao esquesita da altura a que estavamos, e obter algumas fotos engracadas.

Ao descer foi possivel passar por bastantes lojas (lojas de lembrancas e afins), cafes, e um pseudo museu com replicas em tamanho pequeno da Torre em questao, assim como uma maquete do espaco antes da construcao da torre (por acaso era o objecto mais porreiro em exibicao - era quase como ver uma foto do passado, mas em 3D). Tambem existiam um museu de cera assim como uma casa de horrores tambem de cera, mas por uma questao de tempo preferimos nao os visitar.

Uma vez fora da enorme Torre, era altura de voltar a estacao de Mamatsusho e ir para o centro de Tokio, que tinha o nome de ... Tokio, lol. Neste espaco foi possivel ver uma estacao bem mais luxuosa que todas as outras ja utilizadas por nos com muitas linhas e servicos (aqui havia acessos para Metro, Comboios JR, o Shinkasen - o TGV do Japao - e finalmente o incrivel MonoRail - um comboio que anda em apenas um carril).

Ao sair da estacao acedemos a um espaco bem bonito e amplo com vista para edificios enormes. O nosso objectivo neste local era visitar o Palacio Imperial, mas mais tarde ficamos a saber que este apenas se encontra aberto ao publico duas vezes por ano (Novembro - talvez dia 22 para celebrar a minha pessoa - e Janeiro). Antes de tomar conhecimento de tal noticia fomos visitar os gigantes e bonitos jardins Imperiais (qualquer inimigo que quisesse atacar o palacio estava bem tramado, pois antes tinha que ultrapassar uns enormes jardins). Antes de continuar tenho que referir que neste momento o cansaso e dores de pernas era grande, e falando do espaco, o jardim, palacio e afins estavam todos numa pseudo ilha (ha um pequeno grande riacho a separar todo este espaco imperial da restante cidade - a travessia e feita por pontes). A fauna existente nestas aguas e riquissima e muito variada.

Os jardins eram gigantes e como ja faltava pouco para estes serem fechados, e como tambem o nosso estado fisico era cada vez pior (principalmente o meu) devido ao calor imenso que se fazia sentir, nao deu para ver nem metade dos mesmos, mas ja deu para ter uma pequena grande ideia do seu tamanho e beleza.

Apos esta visita foi altura de ir visitar a zona dedicada a manga, anime, jogos e electronica - Akihabara. Nesta zona encontramos diversos centros comerciais e lojas de diversos andares, muito movimento e publicidade, e principalmente inumeras Japonesas vestidas de autenticas Lolitas e bonecas existentes em muitos desenhos animados japoneses. Todas elas faziam publicidade e convidavam os visitantes a irem ate cafes tematicos onde as empregadas estavam todas assim vestidas e o espaco estava decorado a condizer - era preciso pagar para estar dentro destes locais, por isso decidimos nao ir, e poupar os 500 Yennes para outras coisas.

Terminada a visita a este espaco, e apos jantarmos algo, as minhas pernas deram o estoiro e nao dava para andar mais com tais dores musculares e ferimentos nos pes e pernas. Fomos ate Shibuya onde a Cristina e o Alex foram visitar uma grande loja de oportunidades (que estava fechada quando estivemos em Shibuya ha alguns dias), enquanto que eu fui para o Hotel descansar, e actualizar o Blog.

Enquanto estive a lavar-me e a cuidar de mim, assim como matar saudades, os meus primos foram informar-se onde ficava a praia de Tokio, local que tencionam visitar e usar amanha. Eles chegaram pela 1 da manha ao Hotel apanhando o penultimo Metro do dia (pela 1 da manha a rede de transportes fecha, pelo menos o Metro) - confesso que ja estava preocupado.

Neste momento estamos bastante cansados (principalmente eu que tenho que carregar um maior peso que eles - culpa minha), e vamos tentar descansar bastante, ate porque depois de amanha vamos para Hamamatsu, abandonando assim o Hotel actual e a metropole de Tokyo.

Hamamatsu sera usada como uma paragem para uma viagem de 8 horas entre Toquio e Osaka, local que pretendemos visitar durante 7 dias, assim como Kioto que fica proximo. Confesso que estou de certa forma ansioso para chegar a Hamamatsu, pois e o local onde vive a maioria da grande comunidade Brasileira do Japao - cerca de 19 mil apenas neste local. Confesso que tambem tenho esperancas em encontrar alguns Portugueses nesta zona. Vai ser bom usar a nossa lingua materna, e comer algo diferente das tipicas comidas Japonesas (que sao bastante boas ... excepto as do nosso Hotel ao jantar, lol).

Bem, agora e momento de vos abandonar meus familiares, amigos e afins. Resto de um bom dia para todos.