sábado, 31 de julho de 2010

Kamakura, Templos e Fogo de Artificio ...

Bom dia (para mim e mais Boa Noite) para os meus pais, tios, primos, amigos, namorada e fans (lol), aqui estou eu para falar das peripecias de mais um dia em terras Niponicas ... e diga-se de passagem que foi um grande dia.

Acordamos pelas 8 e meia e fomos para baixo para tomas um delicioso pequeno almoco - era o mesmo do dia ontem va. Apos tomarmos o pequeno almoco fomos ate a estacao de metro para ir ate Shibuya onde iamos apanhar o comboio ate Kira-Kamamura (Kamamura e uma zona rural fora da cidade carregada de casas tipicas e templos - Kira antes de Kamamura deve significar Norte). Ao chegar a estacao comecamos a obter informacao de qual o comboio a apanhar ... e nao e que novamente um japones (um trabalhador da estacao) ofereceuse para nos ajudar. Deu umas indicacoes e nos seguimos as mesmas mas depois ficamos novamente com duvidas. Nao e que no meio de mais uma duvida o mesmo homem aparece do nada para nos ajudar - nao nos tirou o olho de cima. La ficamos com a papinha toda feita e la fizemos uma pseudo venia e dissemos Origato Gozaimas. Espectacular os japoneses e a vontade com que ajudam as pessoas ... e nao sao so turistas, sao todos.

Adiante, la fomos ate Kamamura e ao chegar reparamos de imediato que estavamos num local totalmente diferente da grande cidade. Ruas estreitas, uma estacao sem qualquer luxo, casas tipicas e muitta vegetacao. Ao chegar a uma ruela quase fui atropelado por um tipo de motoreta (Obrigado Alex pelo salvamento, lol). Fomos ate ao primeiro templo com o nome de Engaku-Ji. O templo era enorme composto por ruas e diversos edificios no belo estilo Japones. Vimos belissimos lagos com diversa fauna, monges e ate umas mulheres a lancar flechas.
A verdade e que esta primeira visita ja foi bastante cansativa, mas o dia ainda agora tinha comecado. O segundo templo que visitamos estava a 1 Km do primeiro e era muito, mas mesmo muito mais pequeno, mas para mim foi o melhor templo do dia. Muito mas mesmo muito bonito que permitiu obter fotos fantasticas.

Apos a visita do segundo templo fomos apanhar novamente o comboio e fomos ate Kamamura propriamente dita. Aqui deparamosnos com uma estacao maior e com muitos turistas. Como ja eram 13 da tarde fomos almocar. Fomos a um pequeno restaurante na estacao ... uma tasca va ... onde escolhiamos e pagavamos os pratos numa maquina que devolvida os recibos e com estes recibos obtiamos os pratos apos apresentados as cozinheiras (sim, o restaurante apenas tinha uma banca onde nos comiamos e a nossa frente estavam as cozinheiras). La voltei a comer de pauzinhos uma massa mais grossa que o habitual mas muito boa (o Carlos vai pegar nisto ...).

Saimos da estacao apos a Cristina ir novamente a casa de banho (e incrivel o tamanho da bexiga da minha prima), e a saida aconteceu a surpresa do dia. Fomos abordados por 6 jovens japonesas com idades compreendidas entre os 20 e os 23 - mas com aspecto de pitas de 14 anos. Ofereceram-se para serem nossas guias naquele espaco, e isto totalmente gratuito. Posteriormente ficamos a saber, apos muita conversa na lingua Inglesa, que se tratavam de alunas universitarias de um curso da area de comunicacao que tinham como trabalho escolar ajudar turistas recorrendo a uma lingua estrangeira e depois obter uma analise da sua capacidade comunicativa atraves do preechimento por nos de um inquerito no final da visita.

Foi bastante agradavel pois tivemos sempre companhia e podemos fazer mais perguntas sobre o Japao. A Cristina por exemplo perguntou o porque de serem tao simpaticos e receptivos a ajudar o proximo e elas disseram que e essa a maneira como sao educados, a tratar os outros como amigos. Muito mais foi falado, desde como dizer certas coisas em Portugues ate a presenca de marcas Japonesas em Portugal (tambem eram curiosas elas), mas o mais importante e que nos sentimos mais acompanhados, como um grande grupo e podemos saber o significado de algumas coisas estranhas dos templos. Com elas visitamos o terceio templo do dia, bem mais amplo que os anteriores e com edificios maiores. No topo de uma escadaria havia um local para onde as pessoas mandavam moedas e pediam desejos. Apos o templo fomos andar pela rua dos comerciantes em direccao a estacao novamente.

Gracas a este grupo de Japonesas ficamos a saber que ia haver um espectaculo de fogo de artificio em Tokyu nesta noite com 2 horas de duracao. Embora bastante cansados (principalmente eu pois ate ja tinha feridas nos pes), inserimos este espectaculo na nossa programacao.

Na estacao voltamos a ser um grupo de 3 elementos e apanhamos novamente o comboio (desta vez apanhamos um comboio mais antigo e classico) ate Hase. Em Hase andamos por uma longa rua ate chegarmos ao ultimo templo do dia - o templo do Grande Buda. Aqui podemos ver uma estatua gigante (como podem ver nas fotos) de um Buda.

Apos este templo fomos ate a estacao novamente onde fizemos um longo caminho ate Tokyu para ver o fogo de artificio. Passamos pela primeira vez no centro da cidade onde vimos um novo mundo, uma nova dimensao do que tinhamos visto em Shibuya no dia anterior - mais tarde iremos la. Comecamos a ver todas as raparigas vestidas de Gueixas com os seus Kimonos assim como homens (mas estes ficavam pelo Kimono apenas, lol), e muita gente numa grande romaria numa avenida pelo meio da estrada (o transito tinha sido cortado) em direccao ao fogo de artificio. Pelos vistos e tradicao haver fogo de artificio em Tokyu e nestes momentos toda a gente vestese de forma tipica. Assistimos a um grande fogo de artificio ... mas nao todo pois o cansaco era enorme e ainda nem tinhamos jantado.

Regressamos ao Hotel onde jantamos uns comeres esquisitos e pela primeira vez nao gostei de alguns pratos Japoneses. Felizmente tinha o arroz e uma coisita que nao faco a minima ideia do que era que ate era comestivel. Comemos e fomos todos para o meu quarto onde ligamos o PC e estivemos a falar com a Teresa e companhia durante um pouco, e tambem estivemos a adicionar as fotos do dia a coleccao - voltei a derrotar o Alex e actualmente entre fotos e videos temos 24.5 Gb ... e so vamos no terceiro dia aqui, lol - amanha vamos comprar o tal disco que vimos ontem, senao sera dificil guardar tudo o que vamos obter.

Apos isso o Alex e a Cristina foram ate ao quarto deles fazer sabese la o que, lol, e eu fiquei a falar com a minha Anocas. Estou todo roto dos pes e nao sei se poderei andar a passear amanha. De qualquer maneira como estamos todos cansados amanha se sairmos sera algo muito mais ligeiro do que tem sido ate aqui.

Cumprimentos pessoal e uma Boa Tarde para todos.

Aqui ficam as fotos do dia. Novamente aviso que estao em ordem inversa. De qualquer maneira as fotos foram fantasticas e no dia de hoje vimos coisas absolutamente incriveis (invejem-se todos ao ver as mesmas).

(para voces Carlos e Joel, lol)